quarta-feira, 22 de março de 2017

PLANO DE AULA (modelo) HISTÓRICO CRÍTICA -GEOGRAFIA 6º ANO.

Plano de Aula
Disciplina: Geografia
 Professora : Vilma Vieira de Paula 
Quantidade de aulas: 06 aulas
Turma : 6º B e C
Período: 1º bimestre - ( 16/03/2017 a 31/03/2017 )
Quantidade de aulas: 06 aulas  (em cada turma)
Carga horária/Tempo: 50 minutos cada aula.
 Ano: 2017                                                            
Turno: Matutino e Vespertino

Titulo da Unidade:

-Orientação no Espaço Geográfico.
-Coordenadas  Geográficas.

Prática Social Inicial:

-Pontos Cardeais,Colaterais e Subcolaterais
-Paralelos e Meridianos.

1.1-       Conteúdos.

-  Diferentes  representações  de espaço
- O espaço geográfico do ser humano

Objetivos
- Reconhecer que a sociedade e a natureza têm princípios e leis próprios e que o espaço geográfico resulta das interações entre elas,historicamente definidas.
-Compreender a escala de importância no tempo e  no espaço do local e do global e da multiplicidade de vivências com os lugares

1.2-       Vivencia dos Conteúdos.
-Como o ser humano se orienta no espaço ?
-Como podemos encontrar as direções em cima da terra ?

2     -       Problematização.

2.1 - Discussão sobre o Conteúdo
-De que maneira podemos nos orientar sem se perder ?
- Para que serve a Rosa dos Ventos ?
-O que é um paralelo e um meridiano ?

2.2 - Dimensões dos conteúdos a serem trabalhados.

Conceitual Como surgiu as direções da Rosa dos ventos  ?
                    - Para que servem as coordenadas geográficas

Histórica

- Como conceituar historicamente o surgimento da necessidade de se orientar em cima dos espaços geográficos ?
-  Como surgiu os paralelos e os meridianos ?

Social
- Há necessariamente necessidade do ser humano se orientar para encontrar os lugares que quer ir ?

Legal
- Existe legalmente um padrão de orientação em todos os lugares do mundo e que devem ser iguais?

Cultural
-As pessoas e os países do mundo se orientam da mesma forma em cima da terra ?

Instrumentalização

1ª  e 2ª aulas  (20/03/2017 – 6º B ),  1ª aula  ( 20/03/2017 – 6º C ) -Explicação do professor de conteúdo no livro didático,páginas 22,23,24,25,26 e 27  e complementação do conteúdo com atividades de fixação no caderno

3ª aula (21 /03/2017- 6ª Ano B ), 2ª e 3ª aulas (23/03/2017 - 6º Ano C) –
Exercícios no livro na sessão encontros página  29.

4ª e 5ª aulas (27/03/2017B- 6º Ano B ), 4ª aula ( 27/03/2017 – 6º Ano C)- Atividades em grupos página 30, da sessão atividades de percurso.

6ª aula (28/03/2017- 6º Ano B ), 5ª e 6ª aulas (30/03/2017 – 6º Ano C) - Leitura coletiva com explicação da professora das páginas 32 e 33 do livro didático e atividades de fixação .

2.3 -Recursos Humanos Materiais

- Caderno,lousa,giz,lápis de cor.
-Livro didático
-Cadernos para atividades passadas em lousa e livro

3- Catarse

- Resolução das atividades em aula sob observação da professora das orientações terrestres.

3.1 - Síntese ou expressão da síntese

- avaliação diagnóstica -O discente deverá demonstra o conhecimento adquirido: por sua experiência de vida; nos meios de comunicação; em leituras formais e informais,com perguntas feitas pela professora ;
- avaliação formativa - Exercício da práxis do conteúdo ministrado;
- avaliação acumulativa (somatória das avaliações contínuas) - somatória das avaliações contínuas,obedecendo os seguintes critérios ( atividades avaliativas (1,0),tarefa (1,0),seminário (1,0),atividades desenvolvidas em sala de aula,onde caderno possui data do dia da aula em visto feito por professora no dia da aula (1,0) + Prova bimestral no valor (6,0),segundo a avaliação Histórico Crítica dos Conteúdos presente no PPP da escola.
.
4. Prática Social Final do Conteúdo

4.1 - Intenções e ações do aluno

- Compreensão e entendimento do assunto ministrado.

O conteúdo será reexplicado  ao fim de cada etapa observada,caso constate a não aprendizagem do aluno por  meio da avaliação diagnóstica e formativa.


Considerações importantes (Descrever se há alunos público alvo da Educação Especial e explicitar as atividades desenvolvidas para este aluno.Para o próximo plano apontar os alunos que apresentarem dificuldades no planejamento anterior).

2 comentários: