Assunto: Viagem ao
Conhecimento
Público-alvo: Alunos de 8º e 9º
Ano
Duração: Um dia - 24 horas
Justificativa:
O saber teórico é muito além do que
se aprende em uma sala de aula ou dentro
de uma Escola.Saber é tudo aquilo que nos proporciona aprendizagem,e quando
vivenciamos essa aprendizagem através de aventuras com os amigos e dividimos
espaços e vontades mostra que somos
grandes e capazes de mudar o mundo nosso redor.O desenvolvimento da humanidade
sempre esteve atrelado ao outro,pois ninguém e capaz de viver sozinho,e nos
mostra que é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim,
associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e
divertida.
Esta viagem ao conhecimento ajudará
na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã
e terá como objetivo a contribuição no processo de ensino-aprendizagem, através
de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a
interagir com o ambiente visitado. De maneira geral contribuem para a
socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.
“A própria metodologia deve
ser renovada constantemente, senão a realidade
lhe escapa”, ou ainda, “analisar um fenômeno
novo com uma metodologia ultrapassada equivale
a deformar a realidade, e isso não conduz a parte
alguma” (SANTOS, 1978, p. 1 e 2).
A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e
estimular a mudança de comportamento conjugando as questões atuais com as
questões socioculturais. As disciplinas são os eixos onde se transmitirá o
conhecimento científicos de que a sociedade já dispõe,e são colocados ao
alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os
conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências
formadoras de consciências mais vigorosas porque são alimentadas no saber.
Sendo assim, esta viagem nos proporcionará cunho pedagógico,social e
cultural à cidade de Olímpia – SP, a fim de que os educandos tenham oportunidade de conhecer vários saberes
práticos já ditos em teorias na sala de aula nas disciplinas de
geografia,história,ciências,matemática,português,Educação Fisica,Artes e inglês,
e demais conhecimentos relevantes, tendo em vista que para muitos esta talvez seja
a única oportunidade de fazê-lo.
“ Um homem precisa viajar.Por sua
conta, não por meio de historias,imagens, livros ou TV.Precisa viajar por si,
com seus olhos e pés,para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas arvores
e dar-lhes valor...Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para
quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não
simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não
vimos,quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Amyr Klink
No decorrer da viagem e na visita ao Parque Aquático Termas dos
Laranjais em Olímpia – SP os educandos vivenciarão aventuras antes nunca
vividas, como conhecimento de águas termais,zoológico,competições
olímpicas,paisagens diferenciadas da cidade onde moram,de planejamento
arquitetônico,aproveitamento econômico de fontes naturais como a água e
alimentos,a importância da saúde através de exercícios físicos e entender a adrenalina
na corrente sanguínea com a pratica de esportes de emoção.Assim os objetivos do
Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Dr.Ermirio Leal Garcia no que se
refere a promoção de viagens e excursões para propiciar a oportunidade de
ampliar o conhecimento cientifico dos educandos de maneira prática,
participativa e cidadã.
Para desenvolver todas as atividades acima descritas, permaneceremos na
cidade de Olímpia –SP somente um dia contando a partir das 3 horas da manhã
(saída) do dia 27/09/2014 as 23 horas (chegada) do mesmo dia, já na nossa
cidade e escola devolvendo-os aos pais que nos autorizaram levá-los a este
passeio o dia todo.
Objetivo Geral:
O Projeto Viagem ao Conhecimento tem como objetivo propiciar aos alunos
conhecimento educacional através de visitas aos lugares do Parque, bem como
motivá-los a relacionar-se com amigos e
colegas de forma sadia e prazerosa,mostrando que as competições atléticas e
esportivas fazem parte do nosso cotidiano e podemos fazer isso em um passeio,
confraternizando e que envolvam temas e
processos históricos explorados nas disciplinas da série em que se encontram.
Objetivos Específicos:
- Despertar a consciência crítica dos alunos, através de reflexão e
atividades pedagógicas práticas, visando a integração dos educandos entre si,
com os colegas,professores e equipe diretiva.
- Trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar e prática, a fim de
adquirir maior qualidade educacional e pedagógica dos alunos.
- Oportunizar aos alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental da Rede
Estadual de Ensino, a oportunidade de
conhecer a cidade de Olimpia – SP e um Parque Temático, a fim de integrar
conteúdos escolares e conhecimento prático.
- Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de preservação da
natureza e manutenção de valores culturais;
- Valorizar as riquezas do Patrimônio denominado Água e seu
aproveitamento econômico.
- Estímulo à observação das artes através de Organização Funcional e a
Beleza,socializando idéias e interação
com todos os membros do grupo;
- Desenvolver o espírito
competitivo e a compreensão crítica da realidade através da prática de esportes
de emoção.
- Desenvolver atividades de pesquisa de
modo interdisciplinar e participativa;
Contribuir para o desenvolvimento integral do ser
humano: Aprendizagem, conhecimento e diversão.
Interdisciplinaridade
Geografia:
- Fazer croqui do lugar
- Relatar pontos de ganho
econômicos encontrados no lugar
- Relacionar diversão com Lençóis de água Termais encontrados em outros
lugares do Brasil
- Mapeamento da trajetória da viagem no Google Earth e fazer roteiros
dentro do Parque
História:
- Conhecer o surgimento do Parque e a história das águas termais
- Relatar fontes de riquezas culturais do Parque
- Visitar e fotografar o museu
histórico evolutivo do Parque através de mudanças ao longo dos anos.
Ciências:
- Relatar as experiências do corpo humano ao ser detentora de tanta
adrenalina e os batimentos cardíacos.
- Fotografar as fontes de energia que curam dores musculares e
relaxamento do sistema nervoso nas fontes que massageiam o corpo.
- Compreender e relatar as temperaturas diferentes existentes nas águas
termais.
- Conhecer espécies animais existentes no zoológico do Parque
- Entender e relatar alimentos considerados saudáveis e não saudáveis do Parque
Matemática:
- Compreender o processo de declive e montagem exata através de medições
em metros,km e cm,dos brinquedos do parque
- Entender que as medições e pesagem das pessoas em kilogramas,altura,é
essencial para a segurança de cada brinquedo do parque e consequentemente para
as pessoas visitantes.
- Relatar as experiências com planejamento de dinheiro com gastos seu e
o consumo dos alunos dentro do Parque.
- Relatar quantidade de pessoas lá dentro com faturamento e gastos com
pessoal que trabalha no Parque dia/mês/ano no bolso dos donos e associados
(estimativas).
Português:
- Relatar quantas línguas existem nas placas de orientação e apoio aos
visitantes do Parque.
- Relatar experiências com a língua falada com pessoas que conheceu
dentro do Parque.
- Descrever brinquedos,paisagens,lugares e fachadas existentes.
- Relatório da viagem.
Artes:
- Fotografar a Beleza de criações temáticas e artesanais do Parque.
- Visitar o centro de produtos artesanais e museu do Parque.
- Relatar lugares onde havia cores chamativas nos brinquedos e desenhos
arquitetônicos do lugar.
Educação Física:
- Experimentar a emoção de cada um dos brinquedos e as competições do
Parque.
- Entrar e participar sob orientação dos monitores do Parque a Piscina
Olímpica.
- Participar de exercícios de ginástica nas academias do Parque.
- Participar das provas em brinquedos onde desenvolvem força,equilíbrio
e Raciocínio Lógico.
- Entender e sentir a adrenalina nas praticas que requerem movimento e
ação.
Inglês:
- Fotografar as placas de orientação em outras línguas.
- Relatar experiências com planfletos
em espanhol e inglês do Parque.
- Traduzir algum item de menu dos lugares de consumo no Parque.
Motivadores:
-Sugestão dos professores,alunos e pais em reunião realizada na escola;
- Sugestão dos alunos em pesquisas realizadas nas escolas;
- Atender metas do Projeto Político Pedagógico da Escola;
- Vontade de fazer algo diferente para alunos com grande carência de
conhecimento extra- sala de aula.
Recursos Financeiros:
- Recursos oriundos de Promoções ao longo do ano letivo feita por
professores,alunos e pais e guardados em poupança.
Recursos necessários:
- Aquisição de alimentação para os alunos que participarão da viagem;
- Aquisição do transporte para deslocar os alunos até a cidade de
Olímpia - SP
- Aquisição de ingressos para entradas nos lugares programados.
População Alvo:
- Alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual
Dr.Ermírio Leal Garcia,situada na cidade de Paranaíba –
- Professores e equipe diretiva da Escola.
Avaliação:
Será realizada através de auto avaliação dos alunos e professores,
juntamente com o preenchimento de um formulário denominado “Diário de Bordo” e
”Portifólio” online onde os alunos deverão fazer um relatório detalhado da
viagem com fotografias e postagem nos blogs e site da escola,além dos grupos de
compartilhamento de mídias dos professores e alunos,como por exemplo: “Alunos
em Foco” no facebook da professora Vilma Vieira de Paula e no seu blog http://vilmageog.blogspot.com.
Bibliografia:
Pcns do Ensino Fundamental I e II nas disciplinas de geografia,ciências
e história
PPP ( Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Dr.Ermírio Leal
Garcia)
Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Mato
Grosso do Sul.
SANTOS,(Milton) em No segundo capitulo do Trabalho do Geógrafo,
intitulado “O Abstrato e o Concreto na Geografia”
Klink,(Amyr) em Construindo o Futuro, Light (1998)
Nenhum comentário:
Postar um comentário